terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Quarta Palestra "A física e a tecnologia ao serviço da saúde: da radioterapia com raios X e gama aos iões de hidrogénio e carbono"

Cartaz de divulgação de palestra do Professor Paulo Crespo do Departamento de Física da Universidade de Coimbra.


Sumário da palestra


Nesta palestra, conforme sumário acima, foi apresentada a radioterapia e as tecnologias associadas à mesma. Foi introduzido o conceito de radiação electromagnética e de radiação através de partículas carregadas desde os protões aos iões de carbono e oxigénio. Foi também apresentada a definição de instrumentos de radioterapia, bem como das instalações associadas. Foram ainda apresentados alguns trabalhos de investigação e desenvolvimento em curso no Departamento de Física da Universidade de Coimbra conjuntamente com o LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas ) na área da radioterapia e radiobiologia.


Alunos participantes na Palestra de 15 de janeiro de 2014 do 9º ano, turmas A e B, no total de 46 alunos.


Fotos da palestra realizada a 15-01-2014, na Escola José Saraiva pelo Profº Paulo Crespo ( 2º à direita) e com a colaboração do Dr. Hugo Simões ( 1º à direita), do Departamento de Física da Universidade de Coimbra.
Na foto estão ainda presentes a Profª Elisa Silva, dos Orgãos de Direção da Escola José Saraiva e Irene Primitivo, presidente da associação de pais.

Para consulta dos conteúdos desta palestra:


http://www.lip.pt/~crespo/pdf/leiria_pcrespo140115_all.pdf