domingo, 15 de dezembro de 2013

Depoimento da Profª Coordenadora do Grupo de FQ da EJS




A Associação de Pais da Escola José Saraiva concorreu e ganhou um Projeto da Ciência Viva resultante de concurso: “A Física vem à nossa Escola”, que decorrerá entre dois mil e doze e dois mil e catorze. Por sugestão da Direção da Escola José Saraiva, aceitei ser a coordenadora entre a Escola e a Associação de Pais. Os destinatários são os alunos do oitavo ano e do nono ano da nossa Escola. O projeto, consiste na divulgação das diferentes áreas de investigação em Física e das aplicações da Física no quotidiano, trazendo à Escola Professores e Cientistas desta área das Ciências.
            Assim, no seguimento da palestra “Engenharia Biomédica: a engenharia ao serviço da saúde”, que foi concretizada no 22 de Novembro (Dia do Agrupamento), para cinquenta alunos do 9ºano, mais vocacionados para a área de Ciências, no dia 15 de março, realizou-se outra palestra para o mesmo ano de escolaridade, “Física, Biologia e um enigma chamado Cancro”, ambas da responsabilidade do Departamento de Física da Universidade de Coimbra. A primeira teve como objetivo principal informar os jovens sobre as características deste curso e da sua importância e a segunda, dar a conhecer aos jovens a necessidade de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar do cancro, que pode trazer enormes vantagens na investigação do desenvolvimento tumoral. Os alunos, que têm avaliado as atividades, consideram estas iniciativas muito enriquecedoras e importantes para a sua formação. No dia 24 de Abril, três turmas do oitavo ano, assistiram a uma palestra alusiva ao tema “Luz e Cor: afinal o que é a cor?” também pelo Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Este tema faz parte do programa de Físico Química do 8º ano e é particularmente interessante para os alunos. Estas palestras ocorreram todas na Biblioteca da Escola que a professora Margarida Ferreira prepara sempre com dedicação, para estes eventos, no sentido de receber da melhor forma todos os intervenientes no processo.        No dia 13 de junho, graças à amabilidade e disponibilidade manifestada pelo Diretor da Comissão Administrativa Provisória (CAP) do Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, professor Joaquim Silva, foi possível juntar todos os alunos do 7ºano e do 8ºano, no pavilhão polivalente da Escola Domingos Sequeira, para assistirem ao espetáculo de ciência, “Física Viva”, produzido pela Fábrica da Ciência – Centro de Ciência Viva de Aveiro, com a colaboração do Departamento de Física da Universidade de Aveiro.
            Claro que nada disto era possível se não fosse o entusiasmo, a dedicação e a energia da Dra. Irene Primitivo e dos elementos da Associação de Pais que têm sido incansáveis na promoção da nossa Escola através da realização destes eventos culturais. Manifestamos aqui a nossa gratidão.
Pediu-me a minha opinião sobre a importância destas iniciativas para a formação dos alunos e devo dizer-lhe que os aspetos positivos são bastantes. Refiro aqui alguns:
-contacto dos alunos, ainda que breve, com a complexidade de alguns fenómenos no sentido de começarem a interiorizar a necessidade de se prepararem o melhor possível ao nível do ensino básico no sentido da sua transição para o ensino secundário, profissional e/ou universitário não ser tão difícil,
-compreender a importância de conceitos básicos lecionados e sua relação com a vida real e aplicação em fenómenos do quotidiano,
-incrementar a proximidade e a colaboração entre instituições para o bem da formação dos jovens,
-contribuir, de forma indireta, para a orientação profissional através do contacto e ligação entre várias áreas do saber,
-desenvolver a autonomia, a curiosidade, o espírito crítico, o gosto pelo conhecimento científico,
-promover o convívio, o diálogo e a participação.
            Creio que embora a preparação académica destes jovens esteja apenas a começar, eles próprios já se aperceberam que o conhecimento não é estanque e que cada vez mais o desenvolvimento da ciência necessita da intervenção de várias áreas do saber com formação muito especializada, tal é a complexidade do conhecimento já existente.

Isabel Maria C. C. D. Gama Cepêdae Saraiva
junho de 2013