domingo, 15 de dezembro de 2013

Primeira Palestra: Engenharia Biomédica





Fotos da palestra "A engenharia Biomédica" em que participaram 39 alunos do 9º ano das turmas A, B, D, E e F, realizada a 22 de novembro de 2012 na Escola José Saraiva.

" A Engenharia Biomédica ao serviço da saúde"- palestra realizada na Biblioteca da Escola José Saraiva a 22 de novembro de 2012, onde se pode ver:  Palestrante  Profª Doutoura Isabel Lopes ( ao centro);  Professora participante Isbael Cepêda, coordenadora do departamento de Fisica e Química ( 1ª à esquerda); Dra. Lúcia Rodrigues, psicóloga da Escola José Saraiva ( 2ª à esquerda); Professora Bibliotecária , Margarida Ferreira e Presidente da Associação de Pais, Irene Primitivo, à direita da professora palestrante Isabel Lopes.




A sessão sobre a Engenharia Biomédica realizada a 22 de novembro de 2012, na Escola José Saraiva, pela Professora Isabel Lopes do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, abriu o ciclo de palestras inseridas no projecto aprovado pela Ciência Viva:  “ A Física vem à nossa Escola”
Nesta palestra foi apresentada a perspectiva de saídas profissionais e áreas de intervenção, bem como áreas de fronteira da Engenharia Biomédica. Foi ainda abordado o curso de Coimbra especificamente.
 Assim, foi abordada a área da robótica médica, nomeadamente da robótica para a reabilitação de membros artificiais; coração artificial, rim artificial, pâncreas artificial. Outra área da Engª Biomédica referida foi a análise computacional de dados de pacientes, o que ajuda à tomada de decisões. Foi esclarecido que antes de haver a esta engenharia, este trabalho era feito por engenheiros mecânicos e electrotécnicos com várias especializações.

Em relação ao curso de Engenharia Biomédica de Coimbra, que existe desde 2002, e cuja preletora, Professora Isabel Lopes, esteve na equipa fundadora, foi apresentada uma estrutura do curso: 3 primeiros anos formação genérica e as 2 últimas áreas especializadas como imagem e radiação; informática clínica e bioinformática; instrumentação biomédica e biomateriais; neurociências. Foram finalmente apresentadas as saídas profissionais desta Engenharia Biomédica do curso de Coimbra, a saber: Indústria, áreas clínicas e ciências industriais tais como: Novabase, Siemens, Critical Helth, Toshiba, Novabase, etc.).



Cartaz da palestra " Engenharia Biomédica", realizada a 22 de novembro de 2012 na Escola José Saraiva